Qual a Importância da Doação de Plaquetas?

O que são plaquetas?

O sangue é composto de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plasma e plaquetas. As plaquetas ajudam no controle de sangramentos e parte delas pode ser doada sem causar prejuízo algum à saúde do doador. O processo que permite a separação e a coleta específica de plaquetas chama-se aférese. A plaqueta é um dos componentes do sangue fundamental no processo de coagulação. A diminuição na quantidade de plaquetas (ou alteração em sua função) pode predispor a sangramentos. A transfusão de concentrado de plaquetas é uma das formas de minimizar o risco de hemorragia, muito freqüente em pacientes portadores de tumor em tratamento com quimioterapia, naqueles submetidos a transplantes ou com falência de medula óssea.

Como é feita a doação por aférese?

Na doação por aférese, o sangue é retirado da veia de um dos braços, como na doação convencional. A diferença é que o sangue passa por um equipamento que retém parte das plaquetas por meio de centrifugação. Depois disso, o sangue retorna para o doador, com todos os outros componentes. Tudo isso de forma segura e livre de contaminações. Este procedimento, que deve ser marcada com antecedência, dura cerca de 90 minutos.

O processo é simples, rápido e seguro. A diferença da doação por aférese é que o aparelho precisa dos dois braços do doador para que o sangue saia por um lado e retorne pelo outro. Uma das principais vantagens desse sistema é a sua capacidade de coletar seis vezes mais plaquetas do que na doação convencional e pode ser realizada a cada 72 horas, não ultrapassando 24 doações em 12 meses. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em torno de 48 horas.


Condições para Doação.

Os mesmos requisitos exigidos para doação de sangue também são aplicados para a doação de plaquetas por aférese. Entretanto, é necessário que o doador seja avaliado previamente quanto às condições de acesso venoso necessárias para a realização do procedimento. A correlação peso e altura do doador também deve ser avaliada. Somente mulheres nuligestas (que nunca engravidaram) podem doar plaquetas por aférese. Além disso, o doador não deve ter feito uso de aspirina, AAS ou anti-inflamatórios não hormonais nos três dias que precedem a doação.